Estimular o desenvolvimento comunitário a partir do trabalho coletivo produtivo e cultural, da agricultura, a pecuária e a organização para fazer da cooperação agrícola uma prática transformadora das condições de vida dos assentamentos e acampamentos organizados no estado;
Realizar curso de formação nas diversas áreas que visem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de trabalhadores rurais, adultos, jovens e especifico com mulheres e crianças;
Desenvolver ações relacionadas à escolarização, alfabetização de trabalhadores em acampamentos e assentamentos de reforma agrária em todos os níveis de 1º grau a universidade.
Defender os interesses sociais e econômicos de seus associados reivindicando os direitos e implementando programas de parcerias com as entidades do governo ou privadas para ao atendimento das suas necessidades.
Estimular o desenvolvimento de tecnologias alternativas na agricultura e na convivência com o semiárido sem agredir o meio ambiente.
Celebrar convênio com órgãos públicos municipais, estaduais, e do distrito federal que se destinem a atender seus objetivos.
Desenvolver assistência técnica nas áreas de assentamentos da Reforma Agrária, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento das famílias assentadas tendo sempre em vista a promoção da igualdade entre trabalhadoras e trabalhadores rurais assentados, a utilização de métodos participativos, a adoção dos conceitos da agroecologia, a cooperação e a economia popular solidária, bem como a garantia de capacitações continuadas dos assentados e assentadas.
A ACACE é uma entidade civil sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede e fórum na cidade de Fortaleza, CE/Brasil. Fundada em 19 de agosto de 1997, a serviço dos trabalhadores (as) rurais assentados(as) e acampados(as) em áreas de Reforma Agrária, promove o desenvolvimento social desde a prática da cooperação pela organização, a capacitação técnica e a educação para a cidadania no Estado do Ceará.
Entidade estadual jurídica e representativa dos movimentos sociais campesinos do Estado do Ceará, A ACACE foi criada visando ter a agilidade necessária para assumir as relações legais com entidades, governo, organizações e amigos em geral.
Entre as áreas de atuação da ACACE, está a assistência técnica aos assentados (as) das áreas de assentamentos do estado do Ceará, sendo que esta tem representado um trabalho permanente desde a fundação desta entidade. A ATER desenvolvida pela ACACE, inclui, além da extensão rural, elaboração de Plano de Desenvolvimento de Assentamento – PDA, Plano de Exploração Anual – PEA e Plano de Recuperação de Assentamento – PRA e elaboração de PRONAF's.
A ACACE representa também associações e cooperativas da reforma agrária, sendo instituição catalizadora e organizadora de debates de cooperação entre as mesmas.
Atualmente a ACACE acompanha mais de 200 áreas de assentamentos e acampamentos rurais desenvolvendo diferentes trabalhos ao redor da cooperação agrícola. Estimulando o desenvolvimento de tecnologias alternativas na agricultura, dando uma visão agroecológica para as comunidades rurais e estimulando o desenvolvimento agrícola, o progresso econômico e social dos diversos assentamentos e acampamentos, tendo para efeito de organização agrupados os assentamentos em áreas territoriais chamadas de regionais/brigadas abrangendo todo o estado que são: brigada Lampião (Caucaia, Pentecoste, Umirim, Paracuru, Irauçuba, São Gonçalo), Zé Wilson (Icó, Jati e Antonina do Norte), Luís Carlos (Quixadá, Ocara, Ibaretama, Chorozinho), Bernardo Marin (Aracati, Russas, Jaguaretama, Icapuí, Morada Nova) Antônio Conselheiro (Quixeramobim) Florestan Fernandes (Senador Pompeu, Solonópoles, Mombaça), Paulo Freire (Maciço do Baturité), Mandacaru (Canindé, caridade, Paramoti,Itatira), Roseli Nunes (Santa Quitéria, Sobral) Ararius (Santana do Acaraú), Dom Fragoso (Monsenhor Tabosa, Tamboril) Comuna Prestes (Crateús, Nova Russas e Independência, Poranga, Ipaporanga) e Francisco Barros ( Itarema ) Manoel Verissimo (Itapipoca, Tururu), Edílson Monteiro (Madalena e Boa Viagem). Todas com nomes em homenagem a lutadores do povo brasileiro.
As parcerias e convênios firmados e desenvolvidos pela ACACE desde a sua fundação, foram:
2017 – CESE - Encontro Estadual dos Sem Terrinhas, rumo ao Encontro Nacional dos Sem terrinhas.
2016 – CASA CIVIL DO CEARA - Seminário da Frente Territorial de Juventude do Ceará – Convênio Nº 03/2016
2015 – 2016 – INCRA (SR02) – Contratos Nº 10.000/2015, 09000/2015 e 12.000/2015 – Assistência Técnica e Extensão Rural nas áreas de Assentamento do Estado do Ceará.
2015 – INSTITUTO AGROPLOS DO CEARÁ – Contrato nº 093 e 132 – Elaboração de 112 Planos de Negócio de Empreendimentos Coletivos de Agricultores Familiares, beneficiados pelo Projeto São José III.
2003 – 2013 – INCRA (SR02) – Elaboração de 35 Planos de Desenvolvimento de Assentamento – PDA e 30 Plano de Recuperação de Assentamento – PRA.
2014 – (2003 – 2014) – SDA/CODEA – Ações de assessoria técnica em assentamentos de reforma agrária voltadas para a produção em processo de transição agroecológica.
2012 – 2013 – BNB / Agência Crateús – Elaboração e acompanhamento de 263 Créditos Estiagem e 04 Custeio Pecuário.
2013 (2008 a 2013) – Instituto Florestan Fernandes – 12 Cursos direcionados para grupos de mulheres dos Assentamentos Nova Canudos, Palmares, Zé Lourenço, Bernardo Marim II, Nova Ladeira e Ipiranga nas áreas de hortifruticultura
2013 – Solidarité Socialiste - Seminário Internacional “ECOSOL para a Soberania Alimentar”, no período de 04 a 11 de Dezembro de 2013.
2011 a 2012 – INCRA - Serviços de ATER para Assentamentos reforma agrária federal, contrato Sertão Central e Vale do Salgado, através da chamada pública 03/2010, com os contratos CRT/CE nº 11.000/2011 e nos consórcios com as empresas CACTUS, CETRA e CPASAT.
2011 – Contrato de Financiamento INTERVIT/ACACE – Projeto Crianças Construindo a Soberania Alimentar
2011 - SOLSOC-FCD/MST-CE/IFF/ETAPAS – Programa Fundo de Apoio às Organizações Comunitária de Base – Realização de cursos e acompanhamento de projetos produtivos nos assentamentos Ipiranga – Canindé, Bernardo Marim II – Russas e Nova Ladeira – Quixeramobim.
2011 – BNB – Encontros Estadual dos assentados e assentadas da Reforma Agrária 2011.
2010 - SDA – Projeto de práticas agrícolas, com abrangência na Região Norte e Litoral Oeste, no estado do Ceará.
2010 – BNB – Encontro de Jovens Assentados da Reforma Agrária da Região do Sertão Central.
2010 – INSTITUTO AGROPOLOS DO CEARÁ – Assistência técnica e extensão rural – ATER, as famílias dos assentamentos estaduais, localizados nos territórios: Sertão central, Sertões de Canindé, Maciço de Baturité e Baixo Jaguaribe.
2010 – BNB – Curso de capacitação em rendas, artes em barro, crochê e tecelagem para assentados da Reforma Agrária, visando realizar capacitação de trabalhadores/as nos assentamentos da Reforma Agrária (Assentamento Maceió)
2010 – BNB – Agentes de Comercialização de Produtos da Reforma Agrária.
2010 – Secretaria do Desenvolvimento Agrária – SDA - III Feira da Agricultura Familiar do Território dos Sertões de Canindé e I Fórum de Comercialização de Produtores da Agricultura familiar
2009 – SDA/CODEA – 2ª Oficina de Ajuste Teórico Metodológico para elaboração de Planos de Desenvolvimento dos Assentamentos – PDA, tendo como referência básica a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER.
2009-2011 – Convênio INCRA/SEBRAE/ACACE – ATES- assessoria técnica social e ambiental as famílias dos Projetos de Assentamentos criados pelo INCRA / Contratos R 0133/2009 e R 0211/2010 no período de 09/03/2009 a 31/03/2010 e de 01/04/2010 a 15/05/2011 respectivamente.
2009-2010 – Banco do Nordeste do Brasil – Elaboração de Projetos PROHAF GRUPO A dos assentamentos PA São João, PA Boa Vista II, PA Renascer de Canudos/L Sal, PA Salão, PA Boa Vista, PA Parelhas, PA Riacho do Mel, PA Guarani Bom Lugar, PA Poço da Pedra, PA Roseli Nunes e PA Pajeuna